MAIS UM DIA SE PASSOU

Mais um dia se passou, mas uma semana se foi. Nosso tempo é mesmo muito curto! Nesta semana que Deus nos deu, vimos tragédias extremas, a tempestade acabou com a cidade do Rio e Niterói no Estado do Rio de Janeira, deixou um rastro de morte e destruição. É,  é verdade, muitos vão dizer: mas a culpa é do governo. E é mesmo! Mas alem disto o que mais está errado?

Não que outros profissionais não poderiam dizer, mais o Geógrafo podem dar bons palpites. É problema localizado na história do Brasil sendo assim  precisamos entender para resolver. A desigualdade é o problema, são sempre os desfavorecidos que sofrem com catástrofes no Brasil. Bem diferente dos desastres em países ricos, onde tufões e outros arrasam todo o lugar. Aqui não, raramente temos tufão, maremotos, terremotos, mas o que temos mesmo são morros lotados de barracos que desapareceram nos dias de chuvas e deslizamentos.

 

Pergunte ao seu professor sobre o assunto!!!

 

Prof. Marciocd (Geo)

 

 
 

Organização Espacial (7 série A, B, C e D do Kenedy)

Organização Espacial.

Este termo é um dos mais completos para definir os parametros do sistema social e economico em que vivemos. O homem é um organizador mesmo sendo desorganizado, ou seja, embora bagunça o espaço de cada um individualmente falando tem um objetivo a cumprir .

Os exemplos são muitos:  na nossa casa organizamos nossos espaço, pode ser em bagunças ou arrumadinho, mas aquele que é o nosso espaço conhecemos bem; o nossos quarto, o nosso guarda roupas, guarda tranqueiras, entre tantos dentro do nosso lar cumpre o objetivo de espaço organizado ao meu modo e da minha maneira. Assim também aqueles que contralam o mundo organiza o espaço que vivemos, enfim, somos meios para alcançar o que eles querem o Lucro.

Dai, podemos dizer que o espaço é capitalista e que somos a massa produtiva que gera lucra aos prorpietários e donos do mundo:

Acompanhe com o professor o quadro da organização capitalista.

 

Trabalhando este texto ( no link da pagina principal, clique em contatos e preencha o formulário. No campo de mensagens o maior campo enumere as suas respostas e envia para o contato do professor)

1- Explique a organização espacial da sua casa; quais os objetivos, os meios, o lugar que voce prefere e porque voce prefere.

2- Qual é o papel da escola na organização espacial em que voce vive?

3- Reflita sobre o tema e construa uma redação de no mínimo 15 linhas.

 

As respostas serão avaliadas e receberam notas de trabalho  de 0 a 10

 

Professor Marcio de Castro Domenguetti    09/04/2010

Veja como são as coisas: no começo do ano no meu blog e também nas noticias para alunos, havia comentado sobre tragédias anunciadas por Geógrafos. Este é um ano muito atípico, já relatamos os tremores fora do nosso Brasil, mas agora alem das enchentes tradicionais que geram mortes em todo o país, que assolou o Rio de Janeiro, o Estado sofreu um tremor de terra. Estamos vivem um novo ciclo perigoso, são possíveis que todos os problemas que acostumamos ver em outros paises, agora vamos viver eles. Porque Será?   A ciência Geográfica pode tentar resolver? Sim pode, mas para isso é preciso compreender a partir do conhecimento científico que demanda várias leituras e tempo, para não ser superficial.

Prof Marciocd

 
 

TECTÔNICAS E TERREMOTOS

O processo que gera os terremotos é chamado de processo Endogeno, ou seja ele ocorre de dentro para fora.

Os processos endogenos são físicos mecanicos, é um moviemnto que ocorre circularmente a partir da caloria e transformação em gases. Esses gases procuram fendas na crosta para sairem e ao circularem provacam uma força que movimento as grandes placas na crosta da terra. Os movimentos causam as rachaduras necessárias para saida destes gases.

VULCANISMO:

Ao sair os gases trazem através da pressa causada pelo movimento centrifugo o magma, este por sua vez forma estruturas montanhosas e vulcanicas.

TIPOS DE MOVIMENTOS:

CONVERGENTE: As placas se colidem, formando dobramentos e rachadoras vulcanicas

DIVERGENTES: As placas seguem movimento ccontrários, formando foças maritimas e vulcões

 

 
 

O uso da internet nas escolas

Educação virtual.

Entre todos os meios de comunicação existentes a internet é a principal, pois possibilita acesso sem restrições e favorece a dispersão de notícias em curto espaço de tempo. Essa facilidade de informação coloca em risco certos grupos políticos.

A internet é capaz de oferecer condições para praticamente todas as pessoas, de acordo com os seus interesses, desenvolver sites nos quais possa divulgar o que achar necessário sem haver a necessidade de adquirir uma concessão por parte do governo.

Diante desse contexto fica claro que esse instrumento está aberto pra todos, podendo falar o que pensa e disponibilizar serviços, no entanto, é preciso tomar cuidados para administrá-las.

A expansão do uso da internet atingiu também a educação, tanto escolas como universidades buscam esse mecanismo para se tornar públicas, diante disso criam páginas na rede com perfil mecânico e semelhante, a maioria demonstra a linha de ensino e o funcionamento da instituição. Em alguns casos existem aquelas que expõem projetos diferenciados e atrativos.

O sistema de ensino em caráter presencial tende a sofrer alterações proporcionadas pela rede de computadores, nesse caso não existem barreiras físicas com muro e grades, pois a internet é aberta a todos, desse modo ocorre um grande fluxo de comunicação em nível regional ou mundial, além das trocas de informações, dados, pesquisas, experiências entre outras.

Aula virtual é a grande tendência dos próximos anos, nessa modalidade o aluno pode ter aulas no momento favorável ao seu horário ou em tempo real que possibilita o confronto entre professor e aluno.

A facilidade desse tipo de método de ensino é de oferecer condições ao aluno freqüentar o curso desejado, mesmo a alguns quilômetros de distância da instituição de ensino.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Isto significa que o solo da Amazônia é "ARENOSO" (PIÇARREIRA), com isto algumas areas são de Solos Pobres. Mas  muito se produz na Amazônia, até porque a produção naquela região tem um carater duvidoso. Os produtores dizem estar dentro da lei ambiental, mas todos sabemos que a região é de preservação instituida por lei federal. Contudo a produção de soja na região é impedida de avançar pelo  cinturão Verde (uma area de proteção privada ambiental permante APP). E estas são informações importantes para a Extensão da Sala de aula.

"Cinturão Verde" garante preservação na BR-319, diz ministro dos transportes" ("Cinturão Verde" garante preservação na BR-319, diz ministro dos transportes)

APROVEITE BEM ESTE RECURSO WWW.GEOGRAFIAAPLICADA.COM.BR    BLOG DA GEO (CLIQUE NO BLOG E TENHA A EXTENSÃO DA SALA DE AULA)


 

 

 

 

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]